segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Intergraph: GDAL, proj4js, Openlayers, Leaflet, OpenJump, e muito mais

Já cá falei das licenças de software de código aberto utilizadas pelo Mobile MapWorks



mas não referi o facto de no MMW os dados vectoriais serem guardados em cache no formato Geopackage. E também há Mobile SDK para MW (já lá vamos).

Ora, como o MMW é anterior ao suporte a Geopackage no Geomedia (também já cá falei disso), tinham/têm um tutorial para gerar Geopackage (para depois andar a copiar à mão de e para o dispositivo móvel, nada de sincronização!!):


... cheio de referências a GDAL (ligações para o Gisinternals e tudo!),  OpenJump, e mesmo o visualizador em javascript da NGA:


Tudo muito "Geopackage no Browser", se é que me faço entender!! Viram na tabela anterior Openlayers e libgpkg ?

Outra referência a GDAL, em modo de tutorial, temos em:


sobre como ser integrada no Geospatial Portal SDK. No tutorial até dão como exemplo, importar/exportar uma shapefile! Hum, se não for com a GDAL, não dá?!

Mas o mais interessante é o utilitário ogr2ogr.exe ser chamado directamente. Não há cá nada de chamadas de API! Numa arquitectura cliente-servidor deve ser altamente escalável!!

 


Também há este tópico de um tipo que anda às aranhas para integrar GDAL num plugin para Smart Client!


Isto é tudo muito... pagar para depois ir utilizar código aberto!!! 

Mas também há... utilizar código aberto sem que isso seja transparente para o utilizador (as licenças de terceiros são difíceis de encontrar!). Ou para o programador (exemplo, estar a utilizar Openlayers sem poder ir à comunidade oficial do Openlayers, ou ao SO, tirar uma duvidazinha, só porque o OL está abstraído numa camada intermédia de software, ou Leaflet em vez de Openlayers).

Seguindo,


Na seccção RASTER ACCESS temos lá GDAL, Libgeotiff, MrSID DSDK and ESDK, e muito mais.

Na seccção NATIVE UTILITIES pouca coisa geo (GeoTrans, LibKML,..), mas dá para ficar com uma ideia das tais camadas de abstração sobre software de código aberto mais geo

Na seccção JAVA UTILITIES muita coisa que não tem nada a ver com JAVA (não sei porque está lá): jQuery, Leaflet, proj4leaflet,... e outras coisas que tais.

As três restantes secções ficam como Trabalho de Casa!

Apenas a nota de que algumas licenças são de software fechado (como o MrSID), e que as licenças tanto são para servidor (WEBMAP) como para cliente (PORTAL). Enfim, a suite de WEBGIS. Mas só versão 2018, ainda. Versão 2020, para a qual o WEB integra com o MOBILE, ainda não vi a publicação de licenças de terceiros (nem demos, diga-se de passagem). Fica para depois.


Só uma nota final para  o Mobile MapWorks 2015 Administrator Guide o qual já não está disponível na respectiva comunidade, mas que ainda está em webcache no Google

https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:FUNw8yCSPpcJ:https://community.hexagongeospatial.com/hmrkh95973/attachments/hmrkh95973/KS_Mobile_Release_Information/1/1/Mobile_MapWorks_2015_Administrator_Guide.pdf+&cd=1&hl=en&ct=clnk&gl=pt&client=firefox-b-d#63

...onde estava não só o tutorial já mencionado que utilizava GDAL e OpenJUMP, como referências a Openlayers e proj4js, por todo o lado. Sendo referente à versão MMW 2015, dá para ficar com uma ideia sobre as tais camadas de abstracção que foram sendo introduziadas. A versão 2020 até poderia utilizar Leaflet em vez de Openlayers (será?) que isso deixaria de ser transparente para o utilizador (ver os sombreados):















Sem comentários:

Enviar um comentário