sexta-feira, 7 de junho de 2019

Fairness feels good. Fairness is good


Já foi publicada no YouTube a apresentação do Paul Ramsey no FOSS4G-NA 2019... em modo de balanço de 10 anos (desde 2009) de apresentações dedicadas à Economia do Código-Aberto (Open-Source Economics),  e de 20 anos em relação ao tempo em que o Oracle era considerado "um Standard".




A apresentação gira em torno do chamado Jogo do Ultimato (aqui Jogo, no sentido restrito de Teoria dos Jogos) e do conceito de Equidade (Fairness?)... depois de uma pequena deambulação por "tabelas de longevidade", ou esperança de vida.


Ambos os temas são abordados pelo Richard Thaler no Misbehaving: The Making of Behavioral Economics, onde basicamente é abordado tudo o que é tema da Economia Comportamental. Curiosamente o livro foi lançado 2 anos antes do Richard Thaler ganhar o Nobel (2017).



O Dan Ariely também aborda este tipo de assuntos,




...mas o livro onde o Jogo do Ultimato é abordado é o The Upside of Irrationality (2010).




Para uma abordagem diferente, mas por acaso, até mais pormenorizada, o SuperFreakonomics: Global Cooling, Patriotic Prostitutes, and Why Suicide Bombers Should Buy Life Insurance de 2009, escrito pelo economista Steven Levitt e pelo jornalista Stephen J. Dubner,



Sem comentários:

Enviar um comentário