quinta-feira, 30 de maio de 2019

Então, e o ecosistema Microsoft, Mapas, UWP, plubicações na Store, e até desktop?

Com o Windows 10 a chegar aos 800 milhões de instalações no primeiro trimestre de 2019, aproximando-se da meta dos 1000 milhões de instalações ainda este ano, como é que é?

Primeira consideração: Mesmo que só 1% de utilizadores do Windows 10 utilizassem a Microsoft Store,... mesmo assim seria muito. Ou não? Justificaria que o Spotify, Facebook, Badoo, ESRI (o blog é geo!),..e outras, estejam lá em força há já bastante tempo. Primeiro para Mobile, e Tablet, e mais recentemente para Desktop.

Segunda consideração: houve quem há uns 5 anos também tenha pensado na assimetria entre o déficite de apps publicadas na Store, somado ao déficite de programadores interessados no ecosistema "Apps da Microsoft" (não era catita, não era cool), e consequente desproporção entre a oferta e a procura de programadores mesmo por parte dos grandes da Internet! Um nicho de mercado, portanto. Contrastar com os ecosistemas Android/IOS onde o número de programadores julgo já ter ultrapassado os 15 milhões a nível global (programadores generalistas, nada de GeoPackage no Android/IOS). 


No que me diz respeito, o desenvolvimento para WinRT, seja Store Apps 8.1, seja Windows Phone 8.1/Mobile 10 apps, sempre girou, e continua ainda a girar (já explico), em torno do Visual Studio Express 2013 for Windows.

WinRT - Windows Runtime (nomenclatura vs Versão do Windows):

Não confundir com o Visual Studio Express 2013 for Windows Desktop para desenvolvimento de aplicativos win32, e não de Windows Store 8.1 apps, e muito menos de UWP. Este VS tabém corre em Windows 7, ao contrário do Visual Studio Express 2013 for Windows, que requer pelo menos o Windows 8.x.

E, não esquecer que Windows Store 8.x apps e Windows Phone 8.x apps podem ser descarregadas da Store via Windows 10 e Windows 10 Mobile, respectivamente. Já não podem é ser submetidas para publicação. E a partir de 1 de Julho de 2019 não vão poder ser actualizadas para dispositivos 8.x (mas sim apenas para dispositivos Windows 10). Está tudo muito bem explicadinho nesta Cronologia dos acontecimentos

Motivo pelo qual uns meses antes de 31 de Outubro de 2018, fartei-me de submeter apps 8.1 para publicação em modo de "reserva estratégica". É a vantagem de ter uma Developer Account,



Não serve só para poder submeter para publicação, mas também recebemos notificações destes anúncios com antecedência suficiente.


Tamém tenho a minha Cronologia:


Junho de 2015 - aquisição de Tablet Windows 8.1 (nunca actualizado para Windows 10) o qual continua a correr Visual Studio Express 2013 for Windows na perfeição apesar de só ter um disco interno de 16 GB.

Como? Se o VS requer montes de espaço livre na drive C: independentemente de termos um disco externo ligado por USB, ou mesmo um cartão SD?    

Nada de grave. Limpando periodicamente a WinSxS, e movendo pelo menos a C:\ProgramData\Package Cache\ para uma drive externa e,  utilizar, por exemplo, junctions.  


Adquirido inicialmente com o propósito de dispositivo de testes de apps em Tablet, tornou-se rapidamente dispositivo de desenvolvimento.


Nota: O projecto Siena para 8.1 já não está na Store apesar de o ter ainda instalado no Tablet.



Outubro de 2016 - Este livro da Microsoft Press revelou-se uma vantagem competitiva inestimável. Apesar de direcionado ao VS 2013, e a Store Apps 8.1, continua a ser válido. As tais apps 8.1 que funcionam em Windows 10:



Novembro de 2016: aquisição de dispositivo Windows 10 Mobile






Adquirido com o propósito de testar apps Windows 10 Mobile, ou melhor, apps desenvolvidas para Windows Phone 8.1 que correm em Windows 10 Mobile...

...acabou por dar jeito também para testar apps desenvolvidas com o Windows App Studio as quais podiam ser testadas no dispositivo com o Windows App Studio Installer.

Para não falar da Windows App Studio Samples.

Como só utilizava o Windows App Studio para gera um .Appx de um link para uma página web, ou seja, para publicar web-apps, que nem sequer eram híbridas (e aquilo nem gerava ficheiro para Android, ou IOS), o seu desaparecimento não me provocou grande transtorno.



 ...mas o Windows 10 Mobile continua a permitir fazer umas brincadeiras interessantes, apesar de o suporte terminar no final de 2019.

É o DOS!



 
É o Windows 3.1!



Havia mesmo este bug, depois corrigido, que permitia percorrer a estrutura de ficheiros e constatar que estava lá mesmo muita coisa do Windows, Tudo compilado para ARM, claro!




E onde entra o GIS, geospatial, mapas no meio deste arrozoado todo?

Através de 3 projectos arquivados no CodePlex para Store Apps 8.1 que continuo a utilizar, pois funcionam em dispositivos com Windows 10 instalado:




Ou o BA3 Altus Mapping Engine SDK for Windows 8.1...alojado no GitHub ...do Bruce Shankle (trabalhou na Microsoft)!


Tudo  Visual Studio 2013 for Windows  que acaba por funcionar em dispositivo Windows 10!



E para que serve esse Windows 10 Pro instalado no teu Desktop?





É só utilizar o MapWinGIS.ocx (o nosso controlo ActiveX preferido).

Ou desenvolver uma DLL no VB6 em Windows 10!

Tudo justificado por este esquema. Desde que não fiquem ancorados ao "Windows 8" do título, claro está!



Sem comentários:

Enviar um comentário