Lembrei-me agora, não sei porquê, do Smart Client,
que nas brochuras da Intergraph em inglês aparecia sempre descrito como a solução
ideal para a democratização do acesso à informação geográfica dentro
das organizações!! Impressionante!
IS YOUR GEOGRAPHIC
INFORMATION SYSTEM
(GIS) GRIDLOCKED IN A
DEPARTMENT? LIMITED
TO POWER USERS?
LOCKED AWAY?
Aquilo utiliza(va) Java Web Start (JNLP). É no browser, mas não é! Foi a solução encontrada pela Oracle (Sun, na altura) para se livrar da má fama dos Applets. Entrentanto a Oracle deixou de distribuir Java Web Start com o Java 11 (2018). Já tinha sido descontinuado no Java 9 (2017).
... e no entanto, o Smart Client 2018 continua a utilizar Java Web Start.
Faz-me lembrar a aposta da ESRI no ArcGIS API for Silverlight, o qual foi retirado de circulação em 2016. A ESRI tinha um excelente visualizador em Javascipt (2009?), o qual descontinuou, para ir dar uma volta pelo Flex (também retirado em 2016) e pelo Silverlight. Depois voltou em força ao Javascript.
Para não falar do ArcGIS Web ADF. Desapareceu do mapa sem deixar rasto.
E, para não falar na carta aberta que o Steve Jobs escreveu em 2010 a explicar porque é que o ecosistema iStuff nunca suportaria Flash.
Não são só os "parceiros" locais que têm que agradar à casa-mãe. Os grandes também têm "parceiros" para agradar, neste caso, Oracle e Microsoft, respectivamente.
1 comentário:
Hehe... foi impressionante de assistir... ainda fui queimado por alguns abandonos: arcims e web adf... flex e silverlight nem lhes toquei. E era óbvio o mau investimento que estava a ser vendido aos clientes...
Enviar um comentário