quinta-feira, 16 de maio de 2019

Lembrei-me não sei porquê do Smart Client e do ArcGIS Silverlight

Lembrei-me agora, não sei porquê, do Smart Client, que nas brochuras da Intergraph em inglês aparecia sempre descrito como a solução ideal para a democratização do acesso à informação geográfica dentro das organizações!! Impressionante!


IS YOUR GEOGRAPHIC
INFORMATION SYSTEM
(GIS) GRIDLOCKED IN A
DEPARTMENT? LIMITED
TO POWER USERS?
LOCKED AWAY? 

Aquilo utiliza(va) Java Web Start (JNLP). É no browser, mas não é! Foi a solução encontrada pela Oracle (Sun, na altura) para se livrar da má fama dos Applets. Entrentanto a Oracle deixou de distribuir Java Web Start com o Java 11 (2018). Já tinha sido descontinuado no Java 9 (2017).

... e no entanto, o Smart Client 2018 continua a utilizar Java Web Start.

Faz-me lembrar a aposta da ESRI no ArcGIS API for Silverlight, o qual foi retirado de circulação em 2016. A ESRI tinha um excelente visualizador em Javascipt (2009?), o qual descontinuou, para ir dar uma volta pelo Flex (também retirado em 2016) e pelo Silverlight. Depois voltou em força ao Javascript.

Para não falar do ArcGIS Web ADF. Desapareceu do mapa sem deixar rasto.

E, para não falar na carta aberta que o Steve Jobs escreveu em 2010 a explicar porque é que o ecosistema iStuff nunca suportaria Flash.

 

Não são só os "parceiros" locais que têm que agradar à casa-mãe. Os grandes também têm "parceiros" para agradar, neste caso, Oracle e Microsoft, respectivamente. 

  



       

1 comentário:

duarte disse...

Hehe... foi impressionante de assistir... ainda fui queimado por alguns abandonos: arcims e web adf... flex e silverlight nem lhes toquei. E era óbvio o mau investimento que estava a ser vendido aos clientes...

Enviar um comentário