quinta-feira, 2 de maio de 2019

ArcGIS Runtime na PlayStore

Uma pesquisa por ArcGIS Runtime na PlayStore devolve muitos resultados.

Deixando por agora de parte as apps oficiais da ESRI, e as não tanto oficiais publicadas sob Esri Online LCC (por exemplo, "MyUSNG is an Esri Labs project and not an official Esri product. MyUSNG is provided on an as-is-basis and you assume all risks associated with using this app").

Dos resultados restantes, aparecem muitas apps que não utilizam ArcGIS Runtime, mas que aparecem. Normalmente por fazerem menção a ArcGIS no corpo do texto da descrição. A consola de pesquisa da PlayStore às vezes nem parece que é da Google!

E das apps que utilizam ArcGIS Runtime a selecção é mesmo muito pequena.

Um exemplo é a Kapalo, do Geological survey of Finland. Foi publicada originalmente em Setembro de 2015, tendo sido actualizada já este ano (2019) de forma a suportar Android P, estando na banda dos +500 downloads.





Mas utiliza também outros sdk como geopaparazzi, não sendo bem aquilo a que poderíamos chamar de app puramente ArcGIS Runtime,




E é uma app muito específica, para geólogos, presumo. E localizada - Finlândia.


Temos também a ArcGIS Online/Offline App. Esta app é um caso de estudo porque apesar de ir contra todas as regras do jogo (já explico) está na banda dos +10.000 downloads, tendo sido publicada em Março de 2016, e nunca tendo sido actualizada, por enquanto.

E curiosamente, a app aparece sistematicamente nos primeiros lugares de qualquer pesquisa relacionada (ArcGIS Runtime, ESRI Runtime, ArcGIS,..).
 


 O nome da app definido na PlayStore e no Manifest xml, não coincide, sendo Move Around NYC, neste último, o que poderá justificar em parte o relativo sucesso da app.


E, não tem chave de licença válida, ou chave de todo, não tendo qualquer problema em exibir a marca de água "Licensed for Developer Use Only". E, os base maps da ESRI nem sequer aparecem.

E é utilizado o ArcGIS Runtime 10.2.x




Mas a parte mais interessante é mesmo não terem qualquer problema em utilizar directamente os tiles do Google Maps, indo de forma óbvia contra os termos do serviço do Maps. E pelos vistos a Google não está minimamente preocupada! Este assunto é recorrente no que diz respeito a tudo o que é publicado na PlayStore.


Também interessante, é como é que os tiles do Maps estão a ser acedidos. Basicamente está a ser criada uma GoogleMapLayer que está a extender a TiledServiceLayer do Runtime. A mesma classe que é utilizada para, e que tem como sub-classes, Bing Maps, OpenStreetMap, WMTS, e cached map services do AGS.




Também existe a possibilidade de ligar um GPS através da porta série, mas não testei isso, se bem que possa haver bastante gente que utilize a app precisamente para esse fim.
 



Relativamente ao offline do nome da app, não se percebe muito bem o significado, porque não está a guardar os tiles do Maps em nenhum lado.

E pronto. Não se encontra muito mais na PlayStore. Se alguém souber de alguma app publicada na PlayStore, que utilize ArcGIS Runtime, agradecia.



Nota: para apps que não são para publicar na PlayStore, actualmente, é perfeitamente viável continuar a utilizar ArcGIS Runtime 10.2.9. Para apps, para publicação, é preferível adoptar o Runtime 100.X (saiu recentemente a versão 100.5). O motivo é que a partir do Verão apps publicadas na PlayStore, terão que utilizar bibliotecas nativas,.so, em 64 Bits (a questão do 64 bits na PlayStore será motivo de outro post).

Se bem que o negócio de apps utilizando ArcGIS Runtime passa um pouco ao lado da PlayStore. Aliás, fica sempre a ideia de que os Runtime foram concebidos de forma a alimentar as apps oficiais da ESRI, e as que vendem directamente aos seus clientes.

Não sei se ao terem uma página de migração de Google Maps para ArcGIS Runtime, estamos sequer a falar do mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário