sexta-feira, 12 de abril de 2019

[Hayford-Gauss Militar, coordenadas militares, cartas militares]

Exercício: procurar no Diário da República as ocorrências, no último ano, para cada entrada do array [] do título. Depois, vão andando para trás: últimos 5 anos,  últimos 10 anos, últimos 15 anos ...ou então façam no Google. É muito, não é?

Pois. Basta pensar na quantidade de legislação produzida nos últimos 30-40 anos, que refere qualquer  uma dessas entradas do array do título, muita dessa legislação ainda em vigor, para perceber que as componentes do array estão aí para ficar. O bom e velhinho Hayford-Gauss Datum Lisboa (coordenadas militares)... quero lá saber do código EPSG!

Alguns exemplos: coordenadas das Cadernetas Prediais? coordenadas de estudos de impacto ambiental que ainda andam por aí? Localização de pombais? A sério: A Federação Portuguesa de Columbofilia. Localização de lixeiras seladas? Cartografia temática elaborada sobre as antigas cartas militares? Seja um Parque Natural, ou a RAN, ou a REN? Regulamentos municipais que ainda mencionam coordenadas militares?

Eu tenho uma certa prova empírica disso, por que mantive durante uns 8 anos uma página dedicada ao assunto, que atingiu um tráfego considerável (onde estava alojada era sistematicamente a primeira ou segunda classificada, no top que faziam no Homepages), e através do Analytics, ainda mantenho uma base de dados gigante de proveniência de tráfego. Chegou mesmo a ultrapassar este blog, sem bem que entretanto já tenha recuperado. Também utilizava aquilo como uma mini-CDN, antes do RawGIT, que por acaso também vai fechar.

Por exemplo. Os tipos da APAmbiente passavam lá horas por dia. Imagino todos aqueles licenciamentos ambientais cujas minutas referem coordenadas millitares. 

Os da FCCN também. EDP também. Secretaria-Geral do MAI também exagerava um pouco. Enfim, tudo gente pobre que não tem dinheiro para software!

Depois, muito tráfego proveniente de universidades. Teses de mestrado que tiveram a amabilidade de referenciar a página. O professor Luis Nunes da UAlg que referenciou na sua página de Degradação e Conservação do Solo.

Alguns dos títulos onde a página foi referenciada:

"DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO HEDÓNICO DE AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS HABITACIONAIS PARA O CONCELHO DE CASCAIS"

"RECIFE ARTIFICIAL PARA A PRÁTICA DE SURF Análise das condições de surfabilidade"

"Proposta de plano de lavra para exploração de rocha ornamental. Caso de estudo: Arronches"   

"FORMULÁRIO DE LICENCIAMENTO PARA AS INSTALAÇÕES PCIP"

"ESTUDO DE IMPACTE AMBIENTAL DA TMG AUTOMOTIVE"

Grupo Geotrilho do Facebook 

forumdacasa.com

Servidor de mail da antiga Câmara dos Solicitadores (por acaso tenho post para fazer sobre o GeoPredial).  



 Para quem quiser matar saudades:

geomatica.no.sapo.pt revisitado



Sem comentários:

Enviar um comentário