terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Google maps: curiosidades

Servidores

Mapa (G_NORMAL_MAP)
  • No mapa normal o Google utiliza quatro servidores para fazer balanceamento de carga: mt0, mt1, mt2 e mt3 (http://mt_.google.com);
  • Os servidores devolvem tiles de dimensão 256*256 no formato PNG;
Satélite (G_SATELLITE_MAP)
  • Para servir imagens de satélite o Google utiliza quatro servidores para fazer balanceamento de carga: kh0, kh1, kh2 e kh3 (http://kh_.google.com).
  • O "kh" significa Keyhole;
  • Os servidores devolvem tiles de dimensão 256*256 no formato JPG;
No modo híbrido G_HYBRID_MAP os dados são servidos tanto por servidores http://mt_.google.com como por servidores http://kh_.google.com. É utilizada uma combinação de satélite e mapa em que os dados do mapa são servidos em tiles transparentes.

Projecção dos tiles

Os tiles são projectados segundo a versão esférica da projecção de Mercator em que o raio da esfera é igual ao semi-eixo maior do elipsóide associado ao sistema WGS-84.

Na sintaxe da PROJ4 vamos ter:
+proj=merc +a=6378137 +b=6378137 +lat_ts=0.0 +lon_0=0.0 +x_0=0.0 +y_0=0 +k=1.0 +units=m +nadgrids=@null +wktext
+no_defs
A projecção dos tiles é importante se quisermos trabalhar com Tile Overlays.

Nos restantes casos estaremos sempre a trabalhar com coordenadas geográficas (referentes ao sistema WGS-84), seja para fazer o upload de um ficheiro KML nos My Maps, seja na utilização da API.

Por exemplo, quando definimos o centro de um mapa e o nível de zoom, temos:
map.setCenter(new GLatLng(38.5, -9.5), 7);
GLatLng é um ponto definido em coordenadas geográficas (latitude e longitude) no sistema WGS-84.

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