quinta-feira, 16 de maio de 2019

Smartphones e Tablets: não tem rigorosamente nada a ver!

Esqueçam o título. Esqueçam o título. Esqueçam o título.

É só uma afirmação leviana proferida por paraquedistas que caem na arena Android oriundos do ecosistema IOS, normalmente com uma atitude know-it-all ! E muito provavelmente até têm Android a correr na Smart TV, e nunca repararam.

Por acaso em 2012 comprei um tablet que corria Android 4.0.3 - Ice Cream Sandwich, e que tinha uma saída HDMI. Está bem que nunca a utilizei, mas ficou patente, as potencialidades do Android enquanto sistema operativo não apenas de "telemóveis" mas mais abragente. E estava o AIDE a sair da fase beta.

Diga-se de passagem que só tenho feito root a dispositivos por desporto, voltando logo a fazer unroot. Ao contrário dos utilizadores "avançados" do IOS que vivem obcecados com o Jailbreak... mesmo que nunca o façam.

Uma QA do FAQ do Geopackage (afinal é um post geo!):

How are GeoPackage files shared between apps on iOS and Android devices? 
 
On the iPhone, the security issues of the device cause a lot of problems for cross-app file sharing. Inherently, the device does not want applications to share data except in very narrowly defined ways. So data sharing between apps is not feasible at this time. 

E não só. No IOS a situação é tão caricata que se tentar descarregar no navegador um ficheiro que não tenha um formato conhecido, muito provavelmente nem vou conseguir. 

No Android pelo contrário o acesso ao sistema de ficheiro é transparente. Sempre foi.

E a integração de APIs em função do tipo de dispositivos ficou completa com o Ice Cream Sandwich (2011) . O Honeycomb 3.x só para tablets ficou por aí. Antes disso, no tempo do Android 2.X até havia apps em duplicado publicadas na Store: a app A e a app A (tablet). Lembram-se?

...O tablet Kindle Fire de 6 polegadas provavelmente o tablet mais vendido nem aparece nas estatísticas por estas só contabilizarem tablets com 7 ou mais polegadas. 

Tablets de 6 polegadas, smartphones também de 6 polegadas: do ponto de vista de desenvolvimento é rigorosamente a mesma coisa. Desde o ICS 4.0 (2011). Para não falar de notebooks que correm Android.  






Sem comentários:

Enviar um comentário