terça-feira, 7 de maio de 2019

O AQUAmatrix agora é AQUALeituras 2.0

O AQUAmatrix (agora é AQUALeituras 2.0) é aquela solução que a EPAL tem para recolha de leituras de contadores. Quando o funcionário do SMAS vai lá a vossa casa fazer a leitura, em vez de anotar no papel, tem esta app.

Foi actualizada recentemente (actualização publicada há menos de um mês).

E é facil perceber quem a desenvolveu. O ID da app, que é sempre semelhante a um pacote do Java, é:

pt.novabase.epal2




Ou seja, as soluções tecnológicas altamente inovadoras da EPAL são feitas por consultoras externas. Novidade! E sempre foram, a julgar pelos contratos publicados na base.gov.pt em que AQUAmatrix é o objecto do contrato e a EPAL é a entidade adjudicante. Ainda não está é este último contrato da Novabase.

Se pesquisarmos os contratos onde a EPAL é o adjudicatário, vamos obter as entidades a quem a EPAL vende o AQUAmatrix, e dá para ter uma ideia da margem de lucro. Lucro do Estado a vender ao Estado, entenda-se!

Por acaso procurei se a app tinha a lista dos clientes guardada nalgum ficheiro, mas como está a ser utilizado sqlcipher que serve  para encriptar/desencriptar SQLite, e como também não encontrei nenhuma BD em SQLite,




E realmente pelo nome deste ficheiro xml ficamos a saber que a sincronização com o servidor está a ser feita por db, ...SQLite... encriptado:





...até 2017 o AQUAmatrix era uma app que corria em Windows Phone. E até podem dar uma vista de olhos na Análise de Requisitos. É um bom exemplo dos requisitos de uma migração de Windows Phone para Android.


Sem comentários:

Enviar um comentário