quinta-feira, 4 de abril de 2019

ATOM do INE: Base Nacional de Moradas - 1 ano depois

Foi lançado em Março do ano passado, há pouco mais de um ano, pelo INE, o ATOM referente à Base Nacional de Moradas, com quase 6 milhões de endereços residenciais contendo a seguinte informação:

id, street, house, postcode, city, longitude, latitude

Apesar das potencialidades desta informação (geocoding, reverse-geocoding, georeferenciação de bases de dados de clientes - interessante para autarquias que utilizam software AIRC ou Medidata para facturar clientes), em um ano de disponibilização pública, não tenho visto grandes aplicações destinadas ao povo. Excepcção feita ao serviço WFS publicado, por concelho e nacional, pela NaturalGIS.  Não coloco o link para não abusarem do serviço!

...provavelmente, por ter sido publicado em ATOM, mas como em Janeiro do ano passado também foi publicada a última revisão do Regulamento Nacional de Interoperabilidade Digital, no qual o ATOM é mencionado ad nauseam, compreende-se. Por outro lado, como o GeoPackage também é referido na mesma revisão, e também com a classificação de formato obrigatório, ficamos a aguardar.

... ainda, mais uma vez, por outro lado, já tenho visto no GitHub, a informação do ATOM disponibilizada em CSV, por conselho. Muito bom para quem, como eu, aproveitou e foi logo espetar a informação na Cloud . Neste caso, base de dados em tempo real Firebase, com extensão GeoFire. Só tive que converter os CSV para documentos JSON, e fazer o upload.

...ainda para mais, tendo em conta o trabalho que dava obter, anteriormente, a mesma informação...

Tínhamos que utilizar o ficheiro dos CTT, e extrair a informação relevante, do lado do cliente ou do servidor, por exemplo:

- Transformar a string "Pares de 2 a 8" em "2, 4, 6, 8";

- Transformar a string "Ímpares de 3 a 11" em "3, 5, 7, 9, 11".

- Manipular as Preposições (Prep1, Prep2, ...) do ficheiro, por exemplo, "Rua", "", "Eça", "de", "Queiroz", em "Rua Eça de Queiroz".

E depois mandar a informação para um geocoder, juntamente com a Localidade, o nome  da Artéria, e o Local.

Há cerca de dez anos, curiosamente, o geocoder mais preciso era o da Yahoo, com dados da Navteq - - era o único geocoder que tinha cobertura nacional ao nível de Ruas e Números de Porta, apesar de o nível de zoom do respectivo portal de mapas ser o mais limitado - as imagens aéreas eram do satélite SPOT!

Mas fazia-se facilmente a geocodificação do ficheiro derivado do dos CTT, com a ajuda, por exemplo, do GeoPy. E nem era preciso chave de licensiamento! 

Enfim,
------

Em breve, vou começar a disponibilizar gratuitamente o serviço de reverse-geocoding, pelo menos para algumas regiões do País.

Dica: fórmula de

Haversine






Sem comentários:

Enviar um comentário