sábado, 23 de outubro de 2010

Mais cache


No post anterior intitulado cache ficou por referir o projecto MapProxy (erro lastimável da minha parte). Tratando-se também de um projecto da família Python, a provocação final continua a valer.

Sobre o MapProxy ver "TileCache,GeowebCache and MapProxy - a technical and usability comparison", apresentação do FOSS4G 2010.

Fica também a referência ao TileSeeder, interface gráfico o qual pode ajudar bastante na pré-geração de tiles. Ver também a apresentação do FOSS4G 2010, "TILESEEDER; A NEW TILE MANAGEMENT TOOL"

Bom fds


quarta-feira, 20 de outubro de 2010

GIS Cloud no Blogger com iFrame

A integração do GIS Cloud num blog (Blogger neste caso) é tão simples como inserir um iFrame no corpo da mensagem. São ainda disponibilizadas outras formas de integração nomeadamente GIS Cloud API (Javascript), Google Maps (Javascript), Google Maps (Adobe Flash) e OpenLayers.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

cache


Deixando de parte o TileCache e o GeoWebCache, dois clássicos consagrados no que diz respeito à cache de tiles resultantes de pedidos WMS, fica a referência a alguns projectos os quais jogam, ou tentam jogar, no mesmo campeonato.

JTileCache - Mencionado apenas por razões históricas, implementa a proposta WMS-C (como de resto os restantes projectos referidos) tendo sido escrito integralmente em JAVA. É o antepassado directo do GeoWebCache.

Por esta altura, e mesmo antes, era também frequente tentar correr o TileCache sobre Jython. A este propósito ver Jython + TileCache/FeatureServer: It just Works do Christopher Schmidt ou Adapting TileCache to work as a java servlet do Jon Blower, estando este igualmente por trás do gae-wms.

SpatialCache - Escrito também em Python, pode-se considerar o irmão mais novo do TileCache. Pode ser utilizado como mecanismo de cache para fins genéricos.

PIRI - Este é particularmente interessante. Uma implementação de TileCache para App Engine. Comigo não funciona mas ainda não desisti.

geoCache - Para quem procura uma abordagem .NET (neste caso 3.5) esta é a solução, sendo escrita em C#. Resta dizer que teve por base, em grande parte, a migração de código do TileCache.

Desta pequena enumeração nota-se um certo ascendente da família TileCache/Python. Alguma explicação?

sábado, 2 de outubro de 2010

Transformação de coordenadas, programaticamente


Quem queira utilizar programaticamente o conversor de coordenadas disponível aqui, pode sempre fazer algo do género:






Exemplo funcional disponível aqui.

De notar a necessidade de incluir não só o script proj4js.js mas também o tmerc.js.

Para os sistemas de coordenadas suportados ver a listagem do conversor.

A utilização no OpenLayers aplicada a features é possível através da classe OpenLayers.Projection, mas isso é outra história.