terça-feira, 12 de outubro de 2010

cache


Deixando de parte o TileCache e o GeoWebCache, dois clássicos consagrados no que diz respeito à cache de tiles resultantes de pedidos WMS, fica a referência a alguns projectos os quais jogam, ou tentam jogar, no mesmo campeonato.

JTileCache - Mencionado apenas por razões históricas, implementa a proposta WMS-C (como de resto os restantes projectos referidos) tendo sido escrito integralmente em JAVA. É o antepassado directo do GeoWebCache.

Por esta altura, e mesmo antes, era também frequente tentar correr o TileCache sobre Jython. A este propósito ver Jython + TileCache/FeatureServer: It just Works do Christopher Schmidt ou Adapting TileCache to work as a java servlet do Jon Blower, estando este igualmente por trás do gae-wms.

SpatialCache - Escrito também em Python, pode-se considerar o irmão mais novo do TileCache. Pode ser utilizado como mecanismo de cache para fins genéricos.

PIRI - Este é particularmente interessante. Uma implementação de TileCache para App Engine. Comigo não funciona mas ainda não desisti.

geoCache - Para quem procura uma abordagem .NET (neste caso 3.5) esta é a solução, sendo escrita em C#. Resta dizer que teve por base, em grande parte, a migração de código do TileCache.

Desta pequena enumeração nota-se um certo ascendente da família TileCache/Python. Alguma explicação?

Sem comentários:

Enviar um comentário