domingo, 2 de maio de 2010

Pesquisa por códigos postais de 7 dígitos


Normalmente, um código postal de 7 dígitos (cp7) corresponde a uma frente de quarteirão (pelo menos em zonas urbanas). Consequentemente, a uma rua podem estar associados vários cp7 tanto do mesmo lado da rua como do lado oposto. Por isso, a pesquisa por cp7, na maioria dos casos, não chega para definir de forma inequívoca uma morada sendo por isso necessário completar a informação com o respectivo número de policia. Em princípio o nome do arruamento estará subentendido no cp7.

No entanto, existe quem insista na pesquisa por códigos postais de 7 dígitos.

Por exemplo, a pesquisa por códigos postais dos Mapas do Sapo deixa muito a desejar. Quem pesquisar por meia dúzia de códigos postais, constata rapidamente que o que é feito é uma comparação entre o código postal e a descrição de cada ponto de interesse (POI) constante da base de dados. Uma abordagem ad hoc, portanto. Se não houver nenhum POI cuja morada contenha o código postal pretendido, o resultado será errático (por exemplo, pesquisando pelo código postal do Fórum Picoas, 1050-996, vamos obter um resultado próximo da Fundação Calouste Gulbenkian, o que não tem nada a ver) .
Justificar completamente
Abordagem mais interessante encontramos em geocoder.pinguimcomfrio.net. O autor construiu uma base de dados com os códigos postais e respectivos arruamentos. Quando se pesquisa por um determinado código postal, a respectiva morada (rua e localidade) constante da base de dados é enviada para o geocoder do Google. Com esta solução ao menos temos a garantia que o resultado se encontra na rua pretendida, o que já é muito bom.

3 comentários:

Unknown disse...

Caro Luís,

O que expõe no seu post não corresponde à verdade do que é efectuado no SAPO Mapas. Disponibilizamos os códigos postais da base de dados dos CTT. Para os casos em que os CTT não têm o respectivo Código postal recorremos a bases de dados internas para tentar obter a informação.

Já agora para sua informação o código Postal do Forúm Picoas que apresenta no seu post está errado, o correcto é 1069-300.

Cumps.
Nuno Pereira
Gestor de Produto SAPO Mapas

Luís Tavares disse...

O Código Postal da Estação dos Correios do Fórum Picoas é de facto 1050-996.
Confirmação:

http://www.oportaldasempresas.com/index.php?e=60&nt=ctt+forum+picoas+lisboa&ct=CTT+Correios+de+Portugal

Localização desse código postal nos mapas:

https://docs.google.com/leaf?id=0B3Es-NoryM-VZjNhODA3YzYtZGM2ZC00NmI0LTljOTAtNTNhM2QwOGU2MmI1&hl=en

De qualquer forma, fica a nota do visitante relativamente ao que é de facto efectuado no Sapo Mapas.

Cumps

Luís Tavares disse...

Reparem que nesta troca de galhardetes eu fingi que não tinha o SVN todo do Sapo Mapas! Porque a questão não era como o geocoder funcionava, mas que funciona mal: um código-postal do Forum Picoas seja ele qual fôr, não pode dar resultados quase a chegar ao Jardim da Gulbenkian!

Enviar um comentário