terça-feira, 30 de março de 2010

Termo de Utilização: OpenLayers e Google Maps

Têm-me perguntado frequentemente o porquê da utilização da API do Google Maps preterindo a API do OpenLayers.

A resposta é que sempre que pretendo utilizar dados de base do Google Maps (e pretendo muitas vezes), prefiro utilizar directamente a sua API que ir recorrer ao OpenLayers adicionando uma OpenLayers.Layer.Google .

Ou seja, quando utilizo OpenLayers e adiciono uma Layer de Google Maps, não deixo de estar sujeito aos Termos de Utilização da API do Google Maps. Isto parece-me trivial.

De qualquer forma, as restrições de utilização da API do Google Maps não são nada de transcendente, basta ver em http://code.google.com/intl/pt-PT/apis/maps/

"The Maps API is a free service, available for any web site that is free to consumers"

"To use the Maps API on an intranet or in a non-publicly accessible application, please check out Google Maps API Premier"




2 comentários:

duarte disse...

Também acho que a lic. actual do GMaps não é má de todo. Mesmo que possam terminar o serviço sem apelo nem agravo se acharem que nós não cumprimos os termos:
"12.3 Google may, at any time, terminate its legal agreement with you or cease providing all or any part of the Service immediately without any notice if: (...)"

E há algumas coisas que não podemos fazer sem primeiro os contactar ou pagar uma licença Premier, entre as quais criar aplicações de uso "interno", que é a pior para mim...

Outras utilizações não permitidas...

(a) real time navigation or route guidance, including but not limited to turn-by-turn route guidance that is synchronized to the position of a user's sensor-enabled device;

(b) any systems or functions for automatic or autonomous control of vehicle behavior; or

(c) dispatch, fleet management, business asset tracking, or similar enterprise applications (...);

10.11 offer a batch geocoding service

10.12 use or display the Content without a corresponding Google map (...)

Mas mesmo assim, acho o GMaps excelente. No entanto, a API da Sapo parece não ter nenhuma destas restrições...

Um abraço,
Duarte

Luís Tavares disse...

Viva Duarte,

A grande vantagem que encontro na API do Google Maps em relação à mencionada é o facto de ser "agnóstica" em relação a mercados locais. Passo a explicar com um exemplo:
No link seguinte encontras uma aplicação do Google Maps relativa à localização de lojas de venda a retalho, "Encontre o Modelo mais perto de si":
http://www.modelo.pt/modelo-perto-de-si.html

Ora, tens aqui o exemplo de uma empresa que faz parte de um grupo empresarial concorrente do grupo que detém a API que mencionaste. Por uma questão de lógica de negócio, este exemplo nunca poderia ser feito na API citada.

Boa Páscoa
LT

Enviar um comentário