sábado, 20 de fevereiro de 2010

Serviços geográficos disponibilizados em Portugal


O Capítulo Português do OSGeo teve a feliz ideia de, através do grupo de trabalho OGC Web Services, criar e manter uma lista de webservices nacionais ou contendo dados nacionais.

Os serviços listados são basicamente os do IGP, SNIRH, Entre Douro e Vouga Digital, Esri Portugal (MDT de 30 metros já mencionado neste blog) e Atlas Interactivo do Alentejo, Algarve e Andaluzia. Destes apenas o IGP dispõe de serviços WFS. Não é muito mas é o que temos.

Podemos, no entanto, ensaiar uma pequena listagem de "candidatos a felizes contemplados":
  • Web Map Service do Atlas de Portugal , cuja página diz "O serviço WMS do Atlas de Portugal encontra-se temporariamente indisponível". Substituir "temporariamente" por "indefinidamente". Não me lembro de ver este serviço disponível, num passado recente;
  • Web Map Service do SNIT da DGOTDU o qual necessita de acreditação, pelo menos "nesta fase de desenvolvimento do sistema". Não vejo que desenvolvimento visto utilizarem uma solução out of the box;
  • Geo-WebServices do IGeoE. Dividem-se em serviços pagos (carta militar 1:25.000 e 1:50.000) e gratuitos (carta militar 1:250.000 e 1:500.000). O IGeoE disponibiliza não só serviços WMS mas também ArcIMS. Exelente oportunidade para testar a classe OpenLayers.Layer.ArcIMS.
E é tudo, tirando alguns serviços publicados por acidente (por exemplo, WebSIGs municipais que consomem serviços wms "internos" que de interno têm muito pouco).

2 comentários:

duarte disse...

Pois é. Não está fácil!! Dados em PT sempre foram escassos...

Duarte

Luís Tavares disse...

Duarte,
Lapso. Não comentei o teu comentário e fui comentar o teu blog.
Mea Culpa

Enviar um comentário