segunda-feira, 13 de abril de 2009

Simplificação/Generalização

Em Cartografia, simplificação consiste numa metodologia entre outras para "generalização de informação geográfica", sendo a "simplificação de curvas" (curve simplification) normalmente apelidada de "generalização de linhas" (line generalization).

É utilizada para simplificar a representação de rios, estradas, linhas de costa e outras entidades, quando é necessário produzir uma representação numa escala inferior à original.

O recurso à sua utilização advém de vários factores:
  • para remover detalhe desnecessário, por motivos de legibilidade cartográfica;
  • para poupar memória/espaço em disco;
  • para reduzir o tempo de impressão/visualização;
A formulação do problema consiste em a partir de uma curva com n vértices (uma cadeia de segmentos, ou polyline) gerar uma curva aproximada com m vértices em que m menor que n.

Outro problema intimamente relacionado com este consiste em a partir de uma curva com n vértices gerar outra segundo uma determinada tolerância de erro.

O algoritmo mais comummente utilizado para simplificação de curvas é provavelmente o método heurístico conhecido por Douglas-Peucker.

A descrição do algoritmo de Douglas-Peucker, bem como a descrição de outros métodos para simplificação de curvas, assim como uma recolha exaustiva de abordagens para simplificação de superfícies, pode ser vista em:
Survey of Polygonal Surface Simplification Algorithms, Paul S. Heckbert and Michael Garland, tech. report, CS Dept., Carnegie Mellon U., 1997.

Para uma abordagem mais prática, em http://www.mapshaper.org/ é possível simplificar linhas através de três algoritmos, incluindo o citado Douglas-Peucker. Os dados de entrada são shapefiles e a simplificação é realizada online.


Sem comentários:

Enviar um comentário