terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

PhotoSketch = Sketchup + PhotoSynth

O Sketchup é a ferramenta, por excelência, utilizada na geração de modelos tridimensionais para incorporação no Google Earth. Utiliza a projecção perspectiva de forma a auxiliar o utilizador na construção de um modelo 3D a partir de uma única imagem.

O PhotoSketch é descrito como um cruzamento entre o Sketchup e o PhotoSynth, na medida em que utiliza múltiplas imagens na criação de modelos com textura, através do reconhecimento automático de elementos correspondentes de forma a orientar no espaço as várias imagens. Os elementos correspondentes são reconhecidos através do algoritmo SIFT (Scale Invariant Feature Transform), sendo esse reconhecimento refinado através da metodologia RANSAC. Assim, obtém-se a orientação relativa entre imagens consecutivas. Depois de todas as imagens se encontrarem orientadas é efectuado um ajustamento por mínimos quadrados de forma a obter uma solução final consistente.

Ainda não existe qualquer versão deste software, nem qualquer artigo descrevendo o mesmo, mas existe uma apresentação em vídeo.

O coordenador do projecto, George Wolberg, estabelece a comparação entre o PhotoSketch e as técnicas convencionais oriundas da Fotogrametria, as quais caracteriza como manuais, lentas e de difícil realização com várias imagens.

J. Chris McGlone o qual é a fonte principal deste post, refere em tom de contra argumentação que quando estamos a realizar um ajustamento por mínimos quadrados (o qual, neste contexto, foi desenvolvido entre a comunidade de fotogrametristas) estamos de facto nos domínios da Fotogrametria.

Sem comentários:

Enviar um comentário